quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Miguel na fonoterapia

Hoje só vim contar que o Miguel finalmente está fazendo fonoterapia, hoje foi a segunda semana, ele está muito feliz, mas está meio encucado com o fato de estar fazendo algo individual, acho que o fato de ter muitos irmãos fazem eles pensar sempre meio coletivo, então ele saiu de lá hoje falando se eu não vou levar o Hugo e a Isabel também, aí eu falei: Mas o Hugo não precisa e ele: mas a Isabel precisa, ela também não sabe falar direito... Aí eu expliquei que ela só tem 3 anos, mas quando ela tiver 5 anos igual ele ela também irá fazer fonoterapia se ainda não souber falar direito, tentei ser clara, mas sem falar muito pra não ficar frisando que ele tem algum problema...
Na verdade ele não tem nada, mas ele simplesmente come o r, ao invés de falar: barata ele fala: baata, mas é por não se esforçar, pois ele consegue, mas faz o que é mais fácil. tem algumas outras coisinhas a serem corrigidas também, mas acho que com os incentivos ele logo vai estar falando corretamente. Ele foi o que demorou mais para falar aqui, começou a falar com quase 2 anos, alguns fatores atrapalharam, o Hugo sempre muito falante ficava observando ele o tempo inteiro e falava tudo o que ele queria antes de ele se pronunciar, aí se o Miguel levantava o olhar o Hugo já falava: vc quer agua? biscoito, leite, brinquedo? rs... tipo assim, o Hugo falava tudo por ele e então ele não precisa se esforçar para ter o que queria e também nessa fase eu estava trabalhando muito e não tinha muito tempo de ficar conversando com ele e incentivando e a babá que cuidava também não conversava muito com ele, e não incentivava, mas enfim... acho que essas coisinhas atrapalharam esse desenvolvimento na fala dele. lembro que quando ele começou a se incomodar com o Hugo falando tudo por ele, ele ficava bravo e gritava pro Hugo parar de falar...rs... ele lutou muito para conseguir o seu espaço... Aí ele gaguejava muito, porque ficava nervoso que o Hugo fosse falar antes dele, aí até esquecia o que ia falar... tadinho... hoje eles já conseguem dialogar... foi uma grande luta... Engraçado que o único que é menos falante aqui é o Miguel mesmo, pois o Hugo, a Isabel e o Inácio são tão falantes quanto eu...rs... é maior briga pra ver quem fala mais... Mas isso é muito interessante, porque o Miguel fala menos bobeira que os outros, ele fala mais coisas coerentes, conta sonhos, conta os desenhos, mas não fala a metade das bobeiras do Hugo e da Bél, acho que quem fala de mais pensa menos antes de falar e fala tudo o que vem na cabeça... é... eu também já fui e sou um pouco assim...rs...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!