quinta-feira, 15 de março de 2012

Ensinando com as lições escolares

Uma coisa que eu acho muito importante é a mãe ajudar e se envolver com as lições de seus filhos, pois esse momento existe uma grande oportunidade de conversar, educar e trocar idéias. Confesso que essa não é uma tarefa fácil, pois é preciso parar, ter paciência e acalmar a cabeça... Eu exercito tudo isso a cada dia, pois não tenho muita paciência, mas a cada dia tento me desprender mais das outras coisas e me envolver com o que cada um dos meus filhos precisa, acho que isso é muito importante, nunca fui a favor de tercerizar a educação de meus filhos, e  acho que essa parte é tarefa da mãe ou do pai e deve ser adaptado a rotina da família. Aqui estamos em constante adaptação, pois até o ano passado era só 1 que tinha lição todos os dias e agora são 2, tem dia que os 4 que vão para a escola tem lição, porém as lições dos pequenos (que estão na pré-escola) Bel e Inácio, ainda são "leves" só desenhos e livros (1 por semana) para ler em família.

Tenho tentado me envolver e tornar agradável esse aprendizado, quando tiver um tempinho vou relatando aqui nesse post como tem sido.

Ontem a Maria Isabel trouxe o livro da semana, era "A cinderela das bonecas" , um livro bem bonitinho, eu pedi para que o Hugo desligasse o video-game e viesse contar a história para nós, enquanto eu cuidava os pequenos e ajudava o Miguel com a lição. ele obviamente não queria, pois queria jogar video-game e eu expliquei o quanto o mundo era grande, e quantas coisas Deus tinha feito, que existia muitas coisas para explorarmos, para aprendermos, que jogar video-game é uma distração, nesse caso um esporte, porque é o kinect, aquele que tem que se mexer, que o video-game é importante, afinal ele está ajudando muito ele a se exercitar e ajudando a melhor o ritmo, até nas musicas, mas que ele não podia se esquecer se aprender e fazer outras coisas, pois seria um grande desperdício da inteligência que Deus nos deu. Falei pra ele que infelimente muitas crianças hoje só tinham um video-game e uma televisão como opção diaria e que eu me preocupo sempre em oferecer muitas oportunidades para eles aproveitarem bem o tempo e que eles deviam sempre buscar o equilibrio.... enfim... sermão de mãe....rs... Ele leu o livro, meio sem vontade, e não conseguiu prender a atenção dos irmãos. após ele terminar eu pude ensinar e exercitar também a leitura da história, explicando pra ele como deveria ler em pensamento e depois ler em voz alta, para não gaguejar e usar diferentes tons de voz a cada personagem e melhorar a entonação, e por fim li a história inteira e pedi que ele prestasse bem atenção. O engraçado foi que todos os pequenos foram parando o que estavam fazendo e vindo ouvir a história sem eu chamar, pois criança gosta muito e aprende muito com histórias. Por fim todos gostaram e comentaram sobre a história e resolvemos transformar a Carol, boneca capenga da Maria Isabel, em "Cinderela" , ela tem a Carol desde pequenina e apesar de ter um monte de bonecas novas, a Carol é a "filha" dela e é a que ela mais "ama"... Enfim, todos quiseram ajudar a limpar a Carol... demos uma ajeitada nela, mas não deu tempo de costurar outra roupa, pois a roupinha dela não está rasgada, mas já está velhinha e já é uma roupa que a Minha mãe que costurou nela pra Bél, mas já foi uma grande lição, pois o livro fala de aprendermos a reaproveitar as coisas que temos, o que é ótimo para refletirmos em uma era tão consumista como essa em que vivemos.

Ah... a Noite pedi para que o Hugo (8 anos) lesse novamente o livro para nós, quando o papai já tinha chegado e ele  leu "lindamente", lembrou de tudo o que eu ensinei e praticou, todos ficaram com a atenção presa na leitura, pois a história fica muito mais interessante, se bem lida, o Marcio até comentou e elogiou: Nossa filho, como vc está lendo bem! e ele mesmo percebeu a diferença e ficou feliz.

Eis aí a Maria Isabel (quase 5 anos!) e sua filha boneca, a Carol, ainda sujinha, depois que eu terminar de ajeitar ela eu tiro uma foto!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!