segunda-feira, 16 de abril de 2012

Meninas e o instinto de cuidar

Tenho reparado como é maior nas meninas o instinto de ajudar e cuidar dos irmãos, digo isso nas coisas práticas mesmo, coisas que parece que as mulheres se preocupam mais mesmo. Percebo muito como o comportamento da Isabel (5 anos) é diferente, desde que o josé nasceu ela o "adotou" como filho...rs... não só no cuidar, mas ela sempre ficou atrás dele querendo mandar, ensinar, ajudar... coitado...rs... Engraçado que ano passado a professora falava que tudo que dava pra ela na escola, tipo bexiga ou massinha, coisas pra levar pra casa, ela ficava meio sem graça, mas falava: mas professora, eu preciso de mais um, porque tem o josé inácio em casa que também vai querer...rs... e a professora dava. a professora de ballet disse que começou a comprar adesivo de menino, porque ela sempre dá um adesivo de recompensa no final da aula e a isabel quer um pro josé...rs... Esse ano o José começou na mesma escola que os outros, e a isabel o leva até a sala, fica olhando pra ver se está tudo bem... é muito engraçado. a professora do josé me contou que a isabel vao varias vezes ao banheiro (que é na frente da sala do josé) e fica escondida olhando pra ver o que josé está fazendo, acho que pra ver se ele está bem.
Engraçado que o Hugo (8 anos) é bem independente e não gosta que façam as coisas pra ele, ele que gosta de arrumar as coisas dele, os livros, não gosta que ninguem encoste nas coisas dele, então ela nem chega perto, mas o Miguel (6 anos) é bem folgadinho e percebe o quanto a irmã gosta de ser prestativa e ajudar, ele dá mochila dele pra ela levar, ele pede pra ela separar a roupa dele pra ele ir tomar banho, pede pra ela pegar a toalha e ela vai correndo e feliz...pode?rs... Comecei a lembrar disso hoje, primeiro ela estava ensinando o inácio a rezar, olha o papo:  José, reza assim ó ( juntando as mãozinhas) Papai do céu, ajuda meus amiguinhos da escola a se comportarem melhor, eu quero muito um abraço seu papai do céu, entendeu papai do céu?, eu não gosto de brincar de luta (acho que ela tá falando dela e não dele...rs...), isso é coisa feia né papai do céu, mas meus amiguinhos querem brincar assim papai do céu, um beijo viu papai do céu, tchau... hahahahah
Aí na hora em que estavamos saindo para ir pra escola, eu procurando a lancheira do miguel e o Miguel nem aí, aí abri a mochila dele e falei: está aqui miguel, e a ISabel: fui eu que coloquei pra ficar melhor pra ele... (ele está com o braço quebrado...), aí vou eu procurar a Agenda do José e não achando, aí ela: Eu guardei aqui na frente, porque eu acho melhor...aff... Ela já tinha olhado a agenda dele antes de mim e ainda resolveu guardar em outro compartimento da mochila...posso com isso? rs... tem horas que fico irritada com ela, mas tem horas que admiro o quanto ela é prestativa. esses dias ela passaou a manhã inteira arrumando as gavetas de blusinhas dela, pois eu pedi e ficou muito arrumadinho... uma graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!