sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Sobre sonhar!

Hoje Miguel (8) chegou para mim e disse:
- Mãe, eu já sei uma coisa que quero ser quando eu crescer!
Eu: - é? o que?
Miguel (8): - Super-herói! eu vou ter várias câmeras por aí mãe, aí vou ficar olhando todas pelo computador e aí poderei ver as pessoas que estão em perigo e salvá-las!
:-)

Eu acho muito lindo sonhar! Temos a tendência de ser muito realistas com tudo, mas me esforço para não acabar com os sonhos deles, muitas vezes apenas dou um sorriso, outras vezes, sonho junto, mostrando possibilidades ou somente inventando... Amo os sonhos do Miguel, acho que ele tem sonhos bons, eu acho engraçado o quanto ele “viaja” quando tem uma ideia, ele cria tudo com muitos detalhes, às vezes envolve todos, os irmãos às vezes ficam entretidos com ele contando as coisas que vai fazer quando crescer, ele vai criando funções para todos e todos ficam felizes...rs... Talvez ele possa ser um contador de histórias! Ou talvez um escritor! Talvez ele seja vendedor,   talvez um inventor! Talvez ele realmente seja um super-herói moderno, que monitora as ruas através dessas novas tecnologias e mande a policia até lá resolver os problemas (acho que até já tem isso em alguns lugares), talvez ele seja apenas um fazendeiro como ele sempre sonhou, na verdade desde pequeno ele tem esse ideal , acho uma graça como ele já planejou o futuro todo dele, ele diz que vai ter uma fazenda, vai plantar para comer e vender, só vai comprar o que não puder produzir na fazenda, ele diz que não quer ter um custo de vida alto, quer somente vender o que plantar em meio período por dia porque o outro período ele quer se dedicar a educação dos filhos, ele quer fazer “homeschooling”, quer ter tempo para educar os filhos e se divertir com eles! Ele diz que se eu quiser eu posso morar com ele, aí eu digo pra ele que ele vai ter que arrumar uma esposa que concorde com isso...rs... Ele fala que vai ter um quarto na casa dele pra mim e para o pai, mesmo que eu não more lá, ele diz que todas as camas da casa dele vão ter lençóis brancos, como os dos hotéis, e no café da manhã vai ter bolo fresquinho todos os dias, que ele mesmo vai ajudar a esposa ou os empregados (se os tiver) a preparar e que quando eu for lá eu posso escolher os sabores... Não é meigo gente? Ele sempre cria mais e mais detalhes, desde pequeno ele fala sobre ser fazendeiro e conforme ele foi crescendo eu fui falando com jeito pra ele que para ter uma fazenda ele ia precisar primeiramente trabalhar e juntar dinheiro para comprar, porque hoje em dia é tudo caro, então hoje ele já bola estratégias e fica pensando em profissões para primeiramente ganhar dinheiro e então comprar a fazenda... Se isso realmente vai se concretizar algum dia? Eu não sei, mas sei que hoje ele é feliz sonhando e eu acredito que quem sonha tem muitas possibilidades de realizar! Eu me preocupo sim de que ele seja somente um sonhador... Mas eu não corto sonhos, eu somente tento as vezes direcionar e atentar para como podem talvez tornar aquilo realidade. Mas penso que os sonhos nos motivam a fazer as coisas, a realizar. As vezes eles tem sonhos aparentemente impossíveis, o Hugo tem ideias aparentemente irreais, vira e mexe ele vem: Já pensou se fosse assim, se existisse isso ou aquilo e eu dou risada, muitas vezes eu  falo: ia ser muito legal! Eu ia gostar muito! Vejo que muitas vezes são só coisas da imaginação do momento, mas não sonhos! Mas a imaginação e criatividade da criança vai longe! Não acho saudável podar muito isso. Eu não quero limitar a capacidade deles de criar, de inventar, de ser quem eles querem ser e o que vai deixa-los felizes! Só digo sempre que em primeiro lugar devemos querer agradar a Deus em tudo o que fizermos, devemos sempre buscar fazer o bem e fazer bem aquilo que nos propomos a fazer! Conhecer, amar e servir a Deus devem estar sempre em primeiro lugar, mas o mundo é muito grande, existem mil coisas pra se fazer aqui, porque nos limitar ao óbvio?
Acho que muitas vezes eu posso ser limitada sim, todos nós somos, mas eu não posso limitar a imaginação dos meus filhos para a pequena parte do "mundo" que eu conheço, porque cada um tem a sua história e cada um vai buscar conhecer e fazer aquilo que lhe agrada, e existe muita coisa pra se fazer nesse mundo.
Eu tive uma infância bem pobre, mesmo assim sempre fui feliz porque tinha um pai, uma mãe, uma casa (mesmo que bem pequena) eu não me sentia tão pobre assim, só fui entender isso quando cresci, mas penso o quanto sonhar foi importante para mim, quando eu era bem pequena nossa casa se limitava a um quarto e um corredorzinho que servia como cozinha, me lembro que uma das paredes desse quarto minha mãe reservou para que eu pudesse desenhar, ela desenhava comigo na parede, construíamos casas, campos, animais, e para mim aquela parede era um mundo a parte, era o meu mundo, eu sonhava muito, minha mãe me entretia contando histórias, não tínhamos dinheiro para livros, mas ela inventava histórias, ela dizia que quando ganhássemos na mega-sena (rs..) íamos morar na praia, íamos fazer isso, aquilo, íamos construir uma vila e íamos levar todos os que amávamos, ela contava como ia ser as casinhas com todos os detalhes, eu amava aquilo, e eu fui criando meus próprios sonhos, ao crescer eu olhava para as pessoas ao meu redor e pensava que eu não queria estar ali, que eu queria mais para minha vida, que eu queria realizar meus sonhos! muitas daquelas pessoas não sonhavam, se contentavam em viver ali, é uma realidade triste... as pessoas não buscam... são muito limitadas... Me lembro de muitas vezes de pegar um colchão e subir no telhado e ficar lá deitada olhando as estrelas e eu pensava em quantos lugares eu poderia estar, ficava admirada de pensar em um céu tão grande e imaginava em como o mundo inteiro era grande e que um dia eu ia poder sair e explorar!

Enfim, eu pude sonhar e fazer a minha vida acontecer da forma que eu quis, mas acredito muito que os sonhos da minha mãe me ajudaram a não me limitar! Ainda tenho muitos sonhos, talvez alguns eu nunca consiga realizar, mas eles ainda me fazem feliz! Só de imaginar! E quero que meus filhos sejam feliz com os seus sonhos!

Um comentário:

  1. Dafny, como vai a catequese com as suas criancas? Eu vi seu post falando do livro de catequese do Monsenhor Negromonte; fiquei empolgada e resolvi comecar aqui em casa tambem. Baixei o texto, li o livro todo, e realmente gostei muito na proposta dele, me deu muitas luzes. Enfim, se voce estiver trabalhando com este livro ainda, eu queria conversar com voce pra saber como estao indo as aulas, com que material voce está preparando, se as criacnas estao acetando bem... Claro, so se voce quiser compartilhar a experiencia. Meu e-mail é mj ponto kano @ gmail ponto com. Obrigada pela atencao!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!