sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Sobre estudar Música

Os adolescentes/jovens buscam desafios, buscam fazerem coisas para se aparecerem, buscam impressionar, fazerem coisas diferentes, e muitas vezes se metem em situações perigosas que pode afeta-lo para o resto da vida e também pode leva-lo muitas vezes a situação de morte... Muitos de nós podemos dizer que já quase morremos não? Eu quase morri várias vezes e minha mãe nem ficou sabendo, mas poderia muito bem ter recebido uma ligação de que a sua filha morreu por atos que já fiz somente por brincadeira com os amigos, porque ainda não tinha capacidade para entender que poderiam levar a minha autodestruição, muitas coisas que me lembro e que vejo hoje são engraçadas, idiotas, mas é o que o jovem busca para ser aceito, para se sentir bom ou melhor que os amigos, ou mesmo se sentir parte de um grupo, se sentir uma pessoa interessante e popular... Participando de uma palestra sobre prevenção as drogas, vimos vídeos de coisas que os adolescentes fazem sem os pais saberem e ainda postam na internet para se divertir, são coisas que em um primeiro momento parece divertido, ou para nós que já temos maturidade parece apenas idiota, mas analisando, muitas coisas que eles fazem são muito, mas muito arriscadas, não quero postar exemplos, porque não é exatamente sobre isso que quero falar, mas eu sempre pensei nisso sobre como será a adolescência dos meus filhos, penso em como eles vão passar bem por isso estando em um mundo cada vez pior, onde as pessoas não tem cultura, educação e é tudo banalizado, mas sempre tive certeza de uma coisa, além da educação moral e religiosa que damos para eles desde que nasceram, fazer algo para se afirmar nessa vida é muito importante, eu creio que a música é um ótimo caminho, não sei sinceramente se existem outros, talvez existam muitos, mas esse foi o caminho que me ajudou e ajudou o meu marido, a musica foi o que nos livrou de procurar coisas que pudessem nos destruir para fazer, a musica ajuda com a criatividade, ajuda a fazer algo diferente, ajuda a se sentir importante, e dá muitas possibilidades, também de servir e louvar a Deus, a musica ocupa a cabeça e faz com que os jovens se reúnam para tocar, cantar e isso é muito saudável, claro que quando se estuda, se envolve com outras pessoas que estudam e é esse o ambiente que penso que seja interessante e saudável para os meus filhos, sei que vão querer chamar a atenção, vão querer surpreender e espero que seja com coisas significativas e boas. Hoje quando estou muito tensa o que melhor faço para me acalmar é ouvir musica ou cantar, cantando alguma musica religiosa consigo acalmar meu coração para a oração ou meditação. Percebo que as crianças ficam muito mais calmas também quando estão ouvindo musicas (claro que as musicas devem ser bem selecionadas, não é qualquer musica...)
Enfim, hoje luto e lutarei para que todos os meus filhos estudem música desde pequenos, 3 deles já estudam, 2 tocam na banda da escola, cantam no coral da escola e também fazem curso no projeto “GURI”, que é de graça!!! Eu amo esse projeto, eu agradeço a Deus toda semana que os levo, porque a dinâmica deles é muito boa e tem toda uma sequência e preparação para a EMESP, a qual só aceita músicos que já sabem tocar e tem leitura (de partitura) a primeira vista, mas é o nosso objetivo, mas mesmo no GURI já tem encaminhamento para várias orquestras e grupos musicais que vão se formando. É um tantão de adolescente que não terão tempo de estar se destruindo por aí e estarão ocupados tocando, cantando, se expressando através da música.
Jovens tem muito tempo e os pais não tem, por isso tem que encaminhar desde cedo para que saibam com o que se ocupar para não se entregar ao ócio e/ou as coisas vãs.
Então só queria registrar o que penso e minha estratégia de educação, apesar de ter mais um milhão de preocupações e coisas que eu acho importante, as primeiras coisas da minha lista são:  Religião (que nos explica o verdadeiro sentido do homem e nos orienta como viver nesse mundo) e a música, como forma de exercitar a inteligência e os talentos que Deus nos deu e um “passatempo” que edifica e não destrói.


PS.: Esse assunto rende em minha cabeça, eu poderia ficar horas escrevendo e tentando me expressar melhor, mas é difícil escrever e até mesmo pensar com uma pequena aqui que não para de falar...rs... nem dá pra revisar...

PS.: Fico imaginando se quando eu era adolescente tivesse you-tube, eu com certeza seria uma dessas que se empenharia em fazer coisas interessantes para colocar...rs... é muito legal recordar das vezes que nos reuníamos entre meus amigos para fazer vozes assim e inventar, só por lazer... nossa, me lembrei que eu obrigava o Marcio a gravar o violão para mim e eu simplesmente passava horas sozinha inventando várias vozes e gravando em fita cassete, passava de uma fita pra outra e aí voltava e fazia outra voz... até comprarmos um mini-estudio dividindo em várias vezes só para brincarmos, passei vários meses dando o meu salário inteiro para pagar.... Pena que a vida foi ficando mais corrida, depois que a gente cresce, vira adulto as responsabilidades crescem e o tempo passa a ser precioso né...
Outro dia o Marcio pegou o mini-estúdio e gravou alguns instrumentos e fez uma cama para o Miguel cantar uma música que gosta! 
Alguns exemplos de adolescentes que se ocupam em aparecer através da música, eu amo isso:


esse foi o que vi hoje, que me levou a escrever tudo isso:

Olha esse que máximo, são irmãos! eu amo isso...

E esse menino sozinho, eu amo o som dessa música francesa:

Esse também é bem divertido! Tá, eu sei que ele já não é mais adolescente, mas pra fazer isso tão bem deve ter se ocupado bastante estudando na adolescência! tem vários videos dele. tem muita gente que faz esses multitracks, eu me encanto!

Gosto dessa menina também:

Essas duas ficaram bem famosas na internet, acho que são irmãs, eu conheci a muito tempo com esse vídeo:

Esse é muito meigo também:




Eu queria colocar mais um monte... mas já me alonguei... preciso ir cuidar da vida... :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!