quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Tirando a poeira

Muito tempo sem escrever aqui.... Não sei se eu escrevi isso aqui, mas faz 7 meses que minha empregada pediu as contas... Não foi pela quantidade de serviço não...rs... Na verdade tínhamos uma ótima relação, mas acho que o ciclo se fechou... Resolvi tentar viver sem empregada, porque com as novas leis, você tem até medo de ter empregada, apesar de eu sempre ter sido muito justa e boa para minha empregada, mas o fato é que hoje em dia está cada vez pior arrumar alguém, costumo dizer que arrumar empregada está quase como arrumar marido, então tô preferindo ficar sem (empregada viu...)...
Conversei muito com as crianças para tomar essa decisão, porque eu não daria conta sem a colaboração deles, mas eles também acharam melhor ficar sem e me ajudar, dessa forma tenho a oportunidade de educa-los para ajudar, como eu acho o certo a se fazer, que eles aprendam desde cedo que os serviços da casa fazem parte da vida... Olha, minha intenção não é nem fazer uma analise sobre esses 7 meses... É cansativo. eu ainda não "peguei no tranco", muita coisa eu gostaria de fazer e ainda não consigo ter animo pra tudo, mas estamos nos virando, pouco a pouco. Uma ajudante, 2 vezes por semana, lava os banheiros, faz uma limpeza melhor e isso ajuda muito, mas o dia-a-dia ainda estamos adaptando, tenho conseguido fazer muitas coisas, mas ainda falta muito, mas... estamos bem... As crianças ajudam bastante, tenho feito uma dinâmica assim: tenho uma parede na cozinha que é lousa, lá escrevo o nome de cada um, a meta é que cada um deles faça 5 coisas por dia para ajudar, cada um dentro da sua capacidade, anoto ali em forma de pontos, cada tarefa que eles fazem eles vem me avisar, eu reviso e anoto 1 ponto. Quais são as atividades que eles executam por exemplo? varrer um ambiente da casa, ou passar aspirador, ou passar o mop (só o maior passa), guardar a louça da lava-louça, tirar  a roupa da secadora e dobrar, tirar o lixo dos lixinhos dos banheiros, recolher as roupas sujas e levar para a lavanderia, arrumar a sala, arrumar o quartinho de brinquedos, molhar as plantas, arrumar a mesa, tem muitas coisas que são capazes, eu deixo eles escolherem o que fazer, dentro do que eu preciso, mas as vezes peço o que eu estou precisando na hora e sempre vem alguém pra ajudar. Cada um deles que consegue cumprir a meta de 5 pontos, ganha como recompensa meia hora de TV ou de computador, cumprindo a meta todos os dias da semana, na sexta-feira ganham uma ajudinha financeira (R$ 10,00). Eles sabem que devem ajudar não pelo dinheiro, mas de qualquer forma acho justo recompensa-los com um dinheirinho, porque os 2 maiores (9 anos e 8 anos) viviam me pedindo um pouquinho de dinheiro, uma vez que já aprendem sobre educação financeira, então como disse acho justo e vejo com bons olhos essa troca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!