sábado, 11 de abril de 2015

Um filho na pré-adolescência

Desde que esse ano iniciou penso em escrever sobre essa nova etapa de nossas vidas: Agora temos 1 filho na pré-adolescência, e tem apenas 11 anos... Muuuiiitas mudanças... Essa semana nasceu sua primeira espinha no rosto... rs... São tantos os sentimentos que passo, que não sei se seria capaz de descrevê-los... não em poucas palavras.. como não é a intensão, só queria mesmo registrar o quão diferente e estranho é essa nova etapa...
Esse ano ele iniciou o sexto ano da escola e então o horário na escola dele é diferente a partir do sexto ano, e inicialmente essa foi a mudança mais feliz para ele e dolorosa para o Miguel e para mim por ver a angustia do Miguel... :-( Quando o Miguel nasceu o Hugo tinha 1 ano e 6 meses e eles cresceram grudados até então... Apesar de serem muito diferentes e brigarem muito, eles estavam sempre juntos e agora de repente o Hugo tem um monte de amigos, tem várias atividades, novidades e está em outro horário na escola... o Hugo nos primeiros dias ficou bem agitado sozinho, quer dizer, nem tão sozinho... comigo e com a Inês a tarde em casa... Ele subia e descia a escada de casa, ia no quintal, pegava a bola e tentava jogar sozinho, ia atrás de mim enquanto eu arrumava a casa, mas depois ele se adaptou e criou uma rotina para os poucos dias em que estamos em casa, porque ele faz aulas de música 2 vezes por semana e agora entrou para um grupo de vivencia solidária em que visitam asilos e creches.
Bom, vou falar do Hugo e em outra postagem falo do Miguel... o Hugo ficou maravilhado com as aulas, está amando tudo, os professores, as matérias, estar no meio dos "grandes" (no período dele vai do sexto ano até o final do colegial), tem dias em que ele pode descansar um pouco a tarde sem nenhum dos irmãos gritando e agitando (apesar de que ele é o maior agitador...), mas o fato é que ele está curtindo muito, até o fato de poder estar comigo quase que exclusiva pra ele a tarde. Claro que eu cobro muita ajuda dele, mas ele tem correspondido bem, porque enquanto me ajuda pode contar da escola e conversar.
O Marido foi em uma palestra sobre educação e o palestrante dizia que o inicio da pré-adolescência é parecido com a primeira infância e realmente eu pude associar a toda atenção que ele tem me exigido.
Falando um pouco dele: Ele é um menino muito responsável com os compromissos. Ele acorda sozinho as 6h, se arruma, toma café, quando o pai acorda ele já está pronto para ir para a escola. o marido leva ele. todos os compromissos que ele assume, ele não gosta de faltar, nem doente, aliás nem na escola ele gosta de faltar...
Ele me ajuda muito em casa, faz algumas coisas melhor que eu, porque ele consegue ser bem mais objetivo para realizar as tarefas do que eu... Eu ensino eles a fazerem tudo, porque acredito que temos que aprender a sermos independentes e acredito que somos mais felizes, quando somos capazes de nos virar com as necessidades do nosso cotidiano.
Minha cabeça gira... é um pouco doloroso vê-lo crescendo... Falando em liberdade, se expressando... As vezes ele fala a opinião dele e dá um frio na barriga, porque fico pensando que agora cada vez mais vão se formando as opiniões e de repente o que falarmos já não vai mais ser levado tão em conta (medo...), mas aí tento pensar que preciso ter confiança em tudo o que fizemos por ele até agora e que ainda vamos continuar fazendo e rezando claro, rezando muito, porque podemos dar a melhor educação, mas se Deus não estiver no comando, no Centro, de nada vale.
É isso, eu só queria registrar de alguma forma isso... Espero que eu me saia bem nessa nova etapa e espero que ele amadureça e passe bem também por essa fase, que ele adora jogar na minha cara:
 - Mãe, eu não sou mais criança, eu sou um pré-adolescente! (aff...)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!